Informações da página

Você está em: Página Inicial > A Instituição > Histórico

Início do conteúdo

Histórico

Publicado: 07/02/2011

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, RS, foi criado mediante a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul e da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, com suas respectivas unidades de ensino, com fundamento na Lei n° 11.892, de 29/12/2008. Os campi que ora constituem o IF Farroupilha são: Alegrete, Santo Augusto, Júlio de Castilhos, São Borja, Panambi, São Vicente do Sul, Santa Rosa e Núcleo Agrícola de Jaguari.

O Campus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha situado na Rua Fábio João Andolhe nº 1100, Bairro Floresta em Santo Augusto-RS, é um Centro de Formação Profissional que teve origem no Ceprovale ? Centro de Educação Profissional mantido pela Fundação Vale do Rio Turvo para o Desenvolvimento Sustentável - FUNDATURVO/DS, para atender a demanda de ensino profissional de Santo Augusto e toda a região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O Ceprovale seria uma Escola Comunitária, cuja construção contou com recursos do PROEP, mas a mantenedora e o Ministério da Educação decidiram federalizá-la assim que fosse concluída a construção e a compra de equipamentos.

Com a Federalização através do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (CEFET-BG), a instituição passou a ser uma Unidade de Ensino Descentralizada do CEFET-BG, mantida com recursos do Ministério da Educação, se transformando assim, em um estabelecimento de ensino público gratuito.

O CEFET-BG passou a ter uma participação mais ativa na implantação dessa instituição a partir de agosto de 2007, quando foram nomeados o Diretor da Unidade e o Chefe do Departamento de Administração e Planejamento e, em 24 de setembro de 2007, foi assinado a Escritura Pública de Cessão de Uso por um período de 20 anos do terreno e das instalações, entre a Direção Geral do CEFET-BG e o Presidente da FUNDATURVO/DS. A partir de então, os dois servidores designados passaram a acompanhar a finalização das obras; compra de alguns equipamentos; processo seletivo para ingresso de alunos; concurso para servidores (professores e técnico-administrativos); visita nas escolas da região para divulgação da instituição e dos seus cursos; preparativos para inauguração que ocorreu dia 18 de dezembro de 2007; elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos; reuniões com prefeituras dos municípios vizinhos para discutir parcerias e apoio no transporte escolar dos alunos oriundos desses municípios; planejamento de compras de materiais ou equipamentos permanentes e de consumo; realização de posse e efetivo exercício dos servidores classificados em concurso público, a partir do final de janeiro de 2008.

Os cursos implantados no Campus seguiram as tendências e os indicadores do desenvolvimento da região, de forma que com a formação profissional ofertada haverá ampliação dos horizontes de melhorar e qualificar a economia da região.

O Campus Santo Augusto, inaugurado dia 18 de dezembro de 2007, iniciou suas atividades letivas com as primeiras turmas dia 25 de fevereiro de 2008, ofertando 07 turmas de 40 alunos cada em 06 diferentes cursos, quais sejam: Técnico em Operações Administrativas Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Operações Comerciais Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Agropecuária Subseqüente ao Ensino Médio com habilitações em Agricultura, Zootecnia e Agroindústria e Técnico em Serviços Públicos Subseqüente ao Ensino Médio.

Logo no início das atividades do 1º semestre de 2008, a equipe de servidores da então UNED, em contato com a comunidade regional, percebeu a forte demanda por cursos superiores, já que não há quase opção de ensino superior gratuito na Região Celeiro (Noroeste Colonial do RS). Por isso, foi proposta a elaboração de dois projetos de cursos que atendessem a demanda regional, que não implicassem em grandes melhorias na infra-estrutura e que aproveitassem à disponibilidade de docentes já atuantes na instituição e, então, foi decidido pela criação dos cursos de Licenciatura em Computação e Tecnologia em Agronegócio. Ao todo foram oferecidas 280 vagas para o 1° semestre de 2008 e no 2º semestre foram oferecidas mais 120 vagas, sendo uma nova turma de Serviços Públicos e uma turma de cada um dos cursos superiores. Dessa forma ingressaram no Campus Santo Augusto no 2º semestre de 2008, no turno da noite três turmas, sendo Tecnologia em Agronegócio e Licenciatura em Computação de nível superior, e o curso técnico subseqüente ao Ensino Médio de Serviços Públicos.

No dia 24 de novembro de 2008, a Fundação Vale do Rio Turvo para o Desenvolvimento Sustentável assinou a Escritura de doação da área da então Unidade de Ensino Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves em Santo Augusto para a União. A UNED imprimindo desde o início um ritmo de trabalho bastante forte com o objetivo de atender os anseios e as necessidades da comunidade regional deparou-se com a necessidade de ampliação das instalações, pois os números de salas de aula e de salas administrativas não comportavam mais a quantidade de turmas. Para que isso não fosse um fator de impedimento para o ingresso de novos alunos, a direção da escola decidiu realizar obras de ampliação.

Como o convênio firmado entre o então CEFET-BG e a Fundaturvo-DS era um termo de cessão de uso do imóvel, havia o impedimento de encaminhar qualquer projeto de construção, pois o Ministério da Educação não autoriza construções em terreno que não seja patrimônio da União. Com isso, foi solicitada aos representantes da Fundaturvo a doação do terreno e das benfeitorias já existentes, o que foi prontamente aceito tendo em vista que toda a comunidade regional será beneficiada com o aumento da oferta de educação profissional, gratuita e de qualidade.

A Portaria do Ministério da Educação nº 4, assinada no dia 6 de janeiro de 2009, e publicada no dia 7 de janeiro de 2009, no Diário Oficial da União, divulgou a relação das escolas técnicas que integrarão cada um dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Presentes em todos os estados, os institutos compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. De acordo com a portaria, Minas Gerais, com cinco institutos, é o estado mais contemplado.

Segundo o secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, a expansão do ensino profissionalizante, com início em 2005 e conclusão prevista para 2010, é a maior da história do país. O cronograma de implementação prevê a inauguração de 30 escolas técnicas. Desde o início da expansão, em 2005, já foram entregues 75 unidades em todo país. Até 2010, serão 214.

A relação publicada no Diário Oficial indica todos os municípios que receberão escolas técnicas. Serão 312 campi em todo o território nacional, com atuação no ensino médio integrado ao técnico (50% das vagas). Neles serão oferecidos cursos de licenciaturas (20%) e cursos superiores de tecnologia ou de bacharelado tecnológico (30%), além de especializações, mestrado e doutorado profissionais.

A lei nº 11.892 que criou os institutos foi sancionada em 29 de dezembro do ano passado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

No Rio Grande do Sul são institutos: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, composto pelos Campi de Bento Gonçalves, Porto Alegre, Porto Alegre-Restinga, Sertão, Canoas, Caxias do Sul, Osório, Erechim e Rio Grande; Instituto Federal Sul Rio-Grandense, composto pelos Campi de Pelotas, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Venâncio Aires, Camaquã e Bagé; Instituto Federal Farroupilha, composto pelos Campi de São Vicente do Sul, Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, São Borja e Santo Augusto.

Dessa forma a Unidade de Ensino Descentralizada de Santo Augusto passou a partir da assinatura da regulamentação da Criação dos Institutos, a ser um Campus do Instituto Federal Farroupilha com reitoria em Santa Maria, não mais pertencendo ao CEFET de Bento Gonçalves, o qual será a reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Ingressaram no 1º semestre de 2009 os alunos aprovados no processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio pela parte da manhã em administração e alimentos, e pela parte da tarde em agropecuária e informática, e a noite os alunos na modalidade Proeja com habilitação em Comércio. Também ingressaram os alunos aprovados nos cursos superiores de Licenciatura em Computação pela manhã e Tecnologia em Alimentos à noite.

Para os cursos da área da agropecuária a instituição conta com laboratórios de química, de microbiologia e de alimentos, câmara fria, salas ambientes para aulas práticas, instalações de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, piquete para criação de animais, pomares e área destinada para cultivo de hortaliças e culturas anuais, além de biblioteca com acervo bibliográfico específico. Para os cursos na área da gestão a escola conta com sala equipada com recursos audiovisuais, laboratório de informática e acervo bibliográfico específico.

Em todos esses setores, desde julho de 2008, há alunos atuando como bolsistas no contra turno de suas atividades letivas. Este projeto, denominado de Bolsa Auxílio Permanência, visa proporcionar ao estudante de baixo poder aquisitivo, com matrícula e freqüência regular na Instituição, apoio financeiro para manutenção de seus estudos, bem como propiciar uma experiência antecipada da atividade laboral, criando oportunidade de capacitação que possibilite o desenvolvimento de atitudes e habilidades inerentes ao exercício de uma profissão na sociedade.

Com base nas ações mencionadas anteriormente, pode-se dizer que toda a equipe de servidores do Campus Santo Augusto está bastante empenhada em atender os anseios e as necessidades da comunidade regional.

O Campus Santo Augusto atualmente conta com 549 alunos e um quadro de servidores formado por 36 professores (31 efetivos e 5 substitutos) e 33 técnicos administrativos (12 de nível superior e 21 de nível intermediário).

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto

Rua Fábio João Andolhe, 1100 - Bairro Floresta - CEP 98590-000 - Santo Augusto - Rio Grande do Sul/RS Telefone: (55) 3781-3555

E-mail: campus@sa.iffarroupilha.edu.br